Amizade

Como Dizer a Verdade em amor e ainda manter a amizade? (Jó 42.7-9)
Não apresente respostas simplistas a problemas difícies

Um(a) amigo(a) está com um problema. A solução parece simples parar você. Será que deve compartilhar com ele(a) sua percepção da situação?
  Talvez, mais antes faça algumas perguntas a si mesmo. Seu amigo(a) quer um conselhor ou deseja, apenas que você esteja disposto a ouvir o que ele(a) esta passando? Tem certeza de que sua solução vai dar certo? Talvez seu amigo(a) já tenha tentado e chegadoo á conclusão que não Funciona, ou a considerou e descartou por razões que você não sabe. Seu conselho vai realmente resolver o problema ou simplesmente fará com que se sinta aliviado porque "já fez tudo que estava ao seu alcance para ajudar"?
  Muitos de nós nascemos para consertar as coisas e resolver problemas. Estamos convencidos de que as pessoas nos ouvissem, poderíamos fazer com que tudo desse certo. Os amigos de jó eram assim. Eles sabiam por que que jó estava sofrendo e sabiam o que ele deveria fazer para resolver seu problema.
    Tinham certeza de que Jó estava sofrendo porque tinha pecado. Em suas mentes, a solução era perfeitamente óbvia- Jó precisava confessar o pecado, e Deus o aliviaria de seu sofrimento. Nãoo importa o quanto ele refutasse as explicações: os amigos sabiam que jó estava errado. Mais Deus disse que os três amigos estavam errados e exigiu arrependimento.
    Sendo assim, não se apresse a aconselhar seus amigos. Ouça primeiro e respeite o que lhe disser. A maior das soluções não é tão simples como parece ser.

Vale apena Lembrar
O senhor disse a Elifaz, o temanita: A minha ira se acedeu contra ti, e contra os teus dois amigos, porque não falaste de mim o que era reto, como o meu servo jó (Jó 42.7)